Marketing digital

Marketing digital

Utilizar métodos de distribuição on-line para promover produtos é conhecido como marketing digital. Essa abordagem economiza tempo e é econômica. O marketing digital é feito através de itens como telefones celulares, SMS, MMS, mensagens instantâneas, sites, e-mails, banners publicitários e outdoors digitais.

O marketing digital envolve algumas das técnicas de marketing direto e marketing na Internet. No marketing digital, os métodos tradicionais de promoções são executados digitalmente. Envolve marketing em duas formas, puxar e empurrar.

Puxar marketing digital requer que o usuário puxe ou extraia o conteúdo diretamente. O cliente tem que abordar o assunto promocional e ver o assunto sozinho. Exemplos são sites, fóruns e logs da web. Tudo isso requer clicar em um URL para visualizar o conteúdo. O conteúdo que está sendo exibido não precisa seguir nenhuma diretriz. Esforço é necessário para exibir apenas o conteúdo no site ou fórum e não há custo adicional de enviar as informações para o cliente, mas o cliente tem que fazer o esforço extra de alcançar o conteúdo. O cliente não precisa optar -em para esse tipo de promoção e uma mensagem está sendo vista por todos e não pode ser personalizada. Os clientes que visualizam o conteúdo não podem ser rastreados, embora a taxa de cliques possa ser considerada, o que fornece detalhes sobre o número de cliques que a mensagem recebeu. Isso é feito ativando o rastreamento de cliques durante a campanha, que registra as informações.

Empurre tecnologias de marketing digital requer o esforço do comerciante e do cliente. O comerciante tem que empurrar ou enviar o conteúdo para o cliente e o cliente tem que fazer o esforço de recebê-lo. Este é um tipo muito eficaz de marketing e os investimentos certamente ganham um grande retorno, pois cria o reconhecimento da marca. SMS, MMS, e-mails, RSS podcasting são exemplos de marketing digital push. Como o conteúdo é enviado para pessoas físicas, ele pode ser personalizado de acordo com o destinatário pretendido. Se a mensagem foi aberta e visualizada pelo cliente ou excluída, ela pode ser rastreada e relatada. Informações relacionadas ao cliente, como nome, localização geográfica podem ser rastreadas. Mas ao enviar este rei da mensagem, certos critérios devem ser atendidos conforme o SMS e os e-mails enviados são monitorados. Se o profissional de marketing não seguir as regras e os regulamentos corretamente, existe a possibilidade de as mensagens serem rejeitadas e bloqueadas antes que elas atinjam o público-alvo e a mensagem seja considerada spam. Consequências maiores envolvem os profissionais de marketing que estão na lista negra temporariamente ou mesmo permanentemente. O número será bloqueado e eles não poderão enviar mensagens. As mensagens enviadas para os alimentadores de RSS exigem um mecanismo com um aplicativo para alcançar, quando enviadas por um sistema de email marketing.

Ambas as formas de marketing digital devem ser usadas em consonância para alcançar resultados positivos. Um profissional de marketing inteligente envia e-mails junto com o SMS e usa vários canais para comercializar seus produtos. O tipo de mensagens enviadas também deve ser diferente uma da outra. Eles não devem ser apenas texto, mas animações, áudios e vídeos. Existe a possibilidade de usar tecnologias de mensagens pull e push em conjunto, como o e-mail enviado para um cliente em potencial pode ter um URL ou um banner, que ao clicar em downloads de informações. Se houver um enorme grupo de pessoas a ser alcançado via e-mail, os provedores de serviços de e-mail podem ser contratados para enviar cargas de e-mails aos clientes em nome do profissional de marketing e tomar medidas para que as mensagens não sejam consideradas spam.

Embora grande parte do marketing seja opt-in, as leis federais, como a CAN SPAM Act, foram aprovadas para proteger os clientes de comerciantes inescrupulosos que iriam em qualquer medida promover seus produtos ou hackers ou spammers que têm más intenções, ou seja, prejudicar o computador ou instalar adware, spyware nos computadores das pessoas.